sexta-feira, 27 de abril de 2012

Lisboa: Prisão efetiva para cinco arguidos do "gangue do multibanco"


«Cinco dos 12 arguidos do denominado "gangue do multibanco" foram condenados a penas de prisão efetiva. A leitura do acórdão ocorreu, esta sexta-feira à tarde, no Campus da Justiça, em Lisboa.

Dois dos doze arguidos do caso conhecido como 'gangue do multibanco', grupo acusado de associação criminosa para roubo e furto de máquinas ATM, foram condenados a penas de prisão efetiva superiores a oito anos.

O coletivo de juízes aplicou a pena de oito anos e sete meses a Marco Silva, que se encontra em liberdade, e de oito anos e quatro meses a Jonny Pinho, o qual está detido ao abrigo de outro processo.

Além destas duas condenações, o Tribunal decidiu aplicar penas de prisão efetivas a mais três arguidos: Carlos Ramos a cinco anos e dois meses, Fernando Correia a quatro anos e oito meses e Marco Catarino, a dois anos e oito meses, todos presos à ordem de outros processos.

O coletivo de juízes, presidido por Leonor Botelho, condenou ainda um ex-operacional das FP25, a sua companheira e um outro arguido a penas suspensas entre um ano e seis meses e dois anos. Quatro arguidos foram absolvidos de todos os crimes.

No primeiro julgamento realizado em 2010, que o Tribunal da Relação de Lisboa mandou repetir, o coletivo de juízes decidiu absolver 11 dos 12 arguidos.

O 'gangue do multibanco', no qual Quinito, Marco d'Aires e um ex-operacional das FP25 são três dos principais arguidos, estava acusado de associação criminosa para roubo e furto de máquinas ATM, com recurso a veículos de alta cilindrada previamente furtados para o efeito.

O Ministério Público havia pedido, nas alegações finais, penas de prisão efetiva para os 12 arguidos por considerar a prova "abundante, cabal e clara".»



in JN online, 27-4-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário