quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

José Guedes alegado "estripador de Lisboa" detido pela Polícia Judiciária

«Um homem de 46 anos, suspeito de ser o criminoso conhecido por "estripador de Lisboa", foi detido pela Polícia Judiciária. José Guedes poderá ser o autor dos homicídios de três prostitutas, que ocorreram entre 1992 e 1993. Os crimes já prescreveram em 2008, mas outros com os quais estará relacionado levaram à sua detenção.


- José Guedes, alegado "estripador de Lisboa" -

Segundo avançou esta quinta-feira o semanário "Sol", José Guedes, de 46 anos, foi detido pela PJ há uma semana por um crime que nada tem a ver com os que foram perpretados na capital no início da década de noventa. O juíz responsável pelo caso decretou a sua prisão preventiva e salientou que os motivos que levaram à sua detenção têm a ver com ameaças de que voltaria a matar, feitas recentemente, adianta também o "Sol".

O suspeito, na altura dos assassínios de Lisboa, trabalhava na construção civil, mas hoje em dia está desempregado e residia em Matosinhos.

José Guedes, em declarações ao semanário, disse-se ainda responsável pelo assassínio de mulheres na Alemanha, onde esteve emigrado, e de uma outra em Aveiro, crime que ainda não prescreveu e que se encontra em investigação pela PJ.

A Lusa confirma também que o alegado "estripador de Lisboa" está em prisão preventiva desde 23 de Novembro por suspeitas de ter matado uma prostituta, em 2000, em Aveiro.

Segundo fonte contactada pela agência, o homem foi detido em Aveiro depois de ter confessado por escrito ser o autor do homicídio de três mulheres em 1992 e 1993 e de ter matado uma prostituta na zona de Aveiro em 2000.

Num contexto de conflito familiar, os filhos do detido tiveram acesso à confissão e denunciaram o pai, levando a Polícia Judiciária a detê-lo na semana passada.

Os três crimes que alegadamente cometeu em 1992 e 1993, na área de Lisboa, já prescreveram e, caso seja julgado, será pelo homicídio da prostituta em 2000 e por outros crimes que a investigação possa vir a descobrir.

O caso dos homicídios do "estripador de Lisboa" foi arquivado sem nunca se ter descoberto o seu autor. Entre 1992 e 1993, três prostitutas foram assassinadas em Odivelas e Entrecampos, pelo mesmo método. Todas as mulheres foram encontradas nuas e esventradas por uma lâmina, e todas tinham em comum serem toxicodependentes e estarem infectadas com o vírus HIV.»



Texto in JN online, 01-12-2011
Imagem in SOL online, 01-12-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário