terça-feira, 30 de agosto de 2011

Formandos da PSP suspeitos de falsificação poderão enfrentar Justiça


«Os três formandos da Escola Prática de Polícia suspeitos de terem falsificado o certificado de habilitações serão expulsos da instituição e terão de responder perante a Justiça caso se confirme o crime, disse fonte oficial da PSP.

A decisão foi confirmada esta segunda-feira à agência Lusa por fonte oficial da Direcção Nacional da PSP, acrescentando que "tudo leva a crer que os três alunos visados tenham mesmo apresentado certificados falsos" aquando do processo de candidatura e selecção.

Os três formandos frequentam o Curso de Agentes da PSP na Escola Prática de Polícia (EPP), que começou no início deste ano, previsto terminar em finais de Setembro, estando neste momento, à semelhança dos restantes cerca de 900 alunos, em período de férias escolares.

As aulas recomeçam no início de Setembro mas até essa altura a PSP conta ter concluído os três processos disciplinares que ditarão, "com forte probabilidade", a expulsão dos três elementos, que incorrem também num processo-crime por falsificação de documentos.

As autoridades aguardam só a confirmação das escolas envolvidas de que os certificados de habilitações literárias do 12.º ano são falsos e assim que isso acontecer os três alunos "serão imediatamente expulsos", garante a PSP.

A Direcção Nacional da PSP confirma ainda que "será dado conhecimento ao Ministério Público" da situação, para que sejam desenvolvidas as diligências previstas na lei.

A Escola Prática de Polícia, situada em Torres Novas, é o único estabelecimento de ensino no país responsável pela formação e instrução de todos os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), que após concluírem os respectivos cursos são colocados a nível nacional.

O número de cursos abertos por ano depende do número de vagas autorizadas pelo Governo, estando neste momento a decorrer um único Curso de Agentes da PSP com cerca de 900 alunos, entre eles os três suspeitos da falsificação dos documentos.

A entrega do certificado de habilitações literárias do 12.º ano é um dos requisitos obrigatórios, entre outros, para todos os candidatos que concorrem ao Curso de Agentes da PSP.»


in JN online, 30-8-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário