domingo, 22 de maio de 2011

Tribunal de Penafiel: Líderes do gangue do Vale do Sousa ficam em prisão preventiva

«O Tribunal de Penafiel determinou no sábado à noite a prisão preventiva de sete dos 23 suspeitos de associação criminosa, tráfico de armas e extorsão detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira na zona do Vale do Sousa.

Fonte policial disse à agência Lusa que neste grupo de arguidos encontram-se os dois que são considerados os cabecilhas do grupo.

Outros três suspeitos vão aguardar julgamento em regime de prisão domiciliária com vigilância electrónica.

Os restantes 13 arguidos ficaram com Termo de Identidade e Residência.

À porta do tribunal, como aconteceu desde quarta-feira, permaneceram, perante fortes medidas de segurança da GNR, dezenas de familiares e amigos dos suspeitos.

O interrogatório dos arguidos prolongou-se por quinta e sexta-feira e a leitura do despacho do juiz de instrução criminal, realizada este sábado, durou várias horas.

Na quinta-feira, o tribunal tinha libertado com Termo de Identidade e Residência a única mulher que integrava o grupo de suspeitos, que está indiciada por crimes de ofensa e injúria.

O grupo está indiciado por crimes de associação criminosa, ofensas à integridade física agravada contra um agente de autoridade, posse e tráfico de armas, extorsão, ameaças e exercício ilegal da actividade de segurança privada.

Têm idades entre os 20 e os 50 anos, alguns dos quais sem qualquer actividade profissional lícita definida e outros ligados à comercialização e distribuição de produtos de origem piscícola. O núcleo duro apresenta ligações familiares.

O 'modus operandi' do grupo passava por contratar alguns elementos para provocar distúrbios em espaços de diversão nocturna, após o que era sugerido aos proprietários que seria melhor contratar segurança privada.»


in JN online, 22-5-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário