segunda-feira, 2 de maio de 2011

Barack Obama anuncia morte de Osama bin Laden

«"Esta noite, estou em condições de anunciar aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos realizaram uma operação que matou Bin Laden, o dirigente da al Qaeda, um terrorista responsável pelo assassínio de milhares de inocentes", afirmou Obama numa declaração solene feita na Casa Branca. Veja vídeo em baixo

Barack Obama precisou que o chefe da al Qaeda foi morto "hoje" (domingo nos Estados Unidos) numa troca de tiros numa residência em que a presença de Bin Laden tinha sido detectada em Agosto passado.

No discurso feito a partir da Casa Branca cerca das 23.30 locais (04.30 em Lisboa) e dirigido aos Estados Unidos e ao mundo, Barack Obama explicou que depois de ter recebido informações fiáveis sobre a localização de Osama Bin Laden nas montanhas do Paquistão deu a ordem para atacar apenas na semana passada.

Já hoje, "um pequeno grupo" militar americano conduziu a operação de ataque à residência onde se encontrava Osama Bin Laden e depois de uma troca de tiros, matou e recolheu o corpo do líder da al Qaeda.

Obama explicou que Bin Laden foi localizado em Abottabad, norte do Paquistão, informação que antes do discurso presidencial a cadeia CNN citava fontes governamentais para indicar que Bin Laden tinha sido localizado numa vivenda nas imediações de Islamabad.

"Esta noite, os Estados Unidos lançaram uma mensagem inequívoca: não importa quanto tempo passou, será feita justiça", disse Barack Obama.

Dez anos depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001, no quais morreram cerca de 3000 pessoas em Nova Iorque, no Pentágono e na Pensilvânia, a morte de Bin Laden cumpre um objectivo americano, mas Obama deixou um alerta de que a organização poderá querer vingar a morte do seu líder.

"Devemos seguir, e seguiremos vigilantes tanto nos Estados Unidos como no exterior", afirmou Obama para quem não há dúvidas que a "al Qaeda continuará a tentar atingir o povo americano.

A Casa Branca já revelou que todos os edifícios e instalações oficiais norte-americanas quer no país quer no estrangeiro estão em alerta máxima contra possíveis represálias.

Enquanto Barack Obama discursava, centenas de americanos concentraram-se nas imediações da casa Branca empunhando diversos símbolos americanos, entoando o hino do país e lemas patrióticos celebrando assim a morte de bin Laden e numa manifestação que vai aumentando junto à residência oficial do presidente apesar de ser já madrugada em Washington.

Na operação, nenhum militar norte-americano ficou ferido.»


in JN online, 02-5-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário