sexta-feira, 8 de abril de 2011

Guiné-Bissau: Morte de Nino Vieira atribuída a soldados sob o comando do coronel António Indjai

«O Relatório de Direitos Humanos 2010, hoje divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano, atribui a morte do antigo Presidente guineense "Nino" Vieira, em Março de 2009, a "soldados sob o comando do coronel António Indjai".

O relatório do Departamento de Estado norte-americano começa por lembrar que durante 2010 "não houve qualquer evolução nos casos dos homicídios de 2009 do antigo Presidente Vieira e do ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o general Batista Tagmé Na Waie".

"Em Março de 2009, Na Waie foi morto numa explosão no quartel-general do exército guineense. Após o assassinato de Na Waie, soldados sob o comando do coronel António Indjai [actual chefe de Estado-maior General das Forcas Armadas] torturam e esquartejaram Vieira até a morte com catanas no que foi amplamente considerado uma retaliação pela morte de Na Waie".

O relatório do Departamento de Estados norte-americano, chefiado por Hillary Clinton, não cita, contudo, fontes nem provas desta acusação.»


in DN online, 08-4-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário