segunda-feira, 14 de março de 2011

Políticos nas mãos do superjuiz Carlos Alexandre

«Carlos Alexandre tem hoje nas mãos o futuro de dois influentes socialistas, um deles ex-ministro e outro ex-secretário de Estado.


- Juiz Carlos Alexandre -


Às 15h00, o juiz lerá a sua decisão de instrução no processo conhecido como ‘Face Oculta', mas, mais do que o sucateiro de Ovar, o que estará em causa é saber se uma actuação que muitos dos mais importantes políticos do País consideraram normal é afinal criminosa. Armando Vara responde por três crimes de tráfico de influências, José Penedos por dois de corrupção e um de participação económica em negócio. Ambos juraram inocência ao juiz, mas o Ministério Público (MP) manteve que usaram a sua influência para beneficiar Manuel Godinho.

Pelo tribunal, durante as sessões de instrução, passaram outros ex-ministros, como Ângelo Correia, e até um ex-presidente da República, Jorge Sampaio. Chamados para defender os réus, todos garantiram que receber prendas é normal e que os titulares de cargos políticos não se sentem pressionados a favorecer quem quer que seja.

O MP manteve a argumentação, designadamente que o sucateiro beneficiou, com prendas ou outros favores, gestores influentes que lhe abriram a porta aos contratos com empresas públicas. Foi assim que ganhou muito dinheiro, segundo a acusação, parte dele transferido para paraísos fiscais através de uma empresa de imóveis.

Hoje, igualmente importante será saber se Carlos Alexandre validará a tese defendida por Paulo Penedos - e a determinado momento tida em conta pelo Ministério Público - de que a anulação das escutas envolvendo José Sócrates foi ilegal e que essa ilegalidade "contamina" todo o processo. Se o fizer, parte das provas - as obtidas pelas intercepções - têm de ser ignoradas.

O juiz pode ainda pronunciar-se sobre o destino das escutas com Sócrates. Mas pode remeter a decisão para mais tarde.

PODEM NÃO COMPARECER

Os arguidos não são obrigados a comparecer à leitura da decisão, que decorrerá no Tribunal de Monsanto, por falta de condições físicas no Tribunal Central de Instrução Criminal. Se o juiz mantiver as acusações nos exactos termos da acusação, o despacho não tem recurso e haverá julgamento.

ATENTADO AO ESTADO DE DIREITO

Teófilo Santiago, responsável pela PJ de Aveiro, e João Marques Vidal, director do DIAP da mesma cidade, defenderam durante a investigação que a actuação de José Sócrates - apanhado nas escutas com Armando Vara a falar sobre a possível compra da TVI por parte da PT - indiciava o crime de atentado contra o Estado de Direito. Pinto Monteiro, procurador-geral da República, e Noronha do Nascimento, presidente do Supremo, travaram a investigação.

GODINHO PASSA DOMINGO EM FAMÍLIA

Manuel Godinho passou todo o dia de ontem fechado em casa do filho mais novo e rodeado pelos familiares mais próximos, em Esmoriz. O sucateiro de Ovar, que hoje saberá se o processo ‘Face Oculta', no qual é um dos principais arguidos, irá a julgamento, "esteve muito agitado durante a tarde e por isso foi confortado pelas duas netas, que o distraíram", disse Maria da Conceição Godinho, irmã do empresário.

Depois de ter saído do Estabelecimento Prisional de Aveiro, onde esteve preso durante 16 meses, Godinho tem dedicado o seu tempo à família e à saúde. "Ele tem ido a várias consultas no médico por causa da diabetes e de outras doenças. Está também a tratar dos dentes. Quando não está a ser examinado, está com a família, sempre sem tocar no assunto pelo qual é acusado", acrescentou a irmã do arguido, que hoje está confiante com a decisão instrutória. "Ele é um homem bom e estou confiante", afiançou.

MORADORES APOIAM SUCATEIRO

"O Godinho é um grande benemérito. Fez muito por todos e por isso tem de ter o nosso apoio", disse António Casaleiro, de 65 anos, porteiro do Sporting Club de Esmoriz que durante vários anos conviveu com o sucateiro. A mesma opinião é partilhada por Joaquim Folhas, de 59. "Amanhã [hoje] o ideal é manter a cabeça levantada e mostrar-se confiante. Esmoriz apoia", disse.»


Texto in CM online, 14-3-2011
Imagem in Google


Sem comentários:

Enviar um comentário