quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Paços de Ferreira: Grupo de Intervenção dos Serviços Prisionais castiga recluso com arma eléctrica

«O Ministério Público abriu inquérito à actuação do Grupo de Intervenção dos Serviços Prisionais. Em causa poderá estar o uso excessivo de força e de linguagem humilhante.




Um recluso do estabelecimento prisional de Paços de Ferreira foi atingido com um disparo de uma arma eléctrica (Taser) quando estava na sua cela, de costas e com as mãos atrás e bem visíveis, disposto a deixar-se algemar.

A acção do Grupo de Intervenção dos Serviços Prisionais (GISP) foi filmada e o vídeo chegou ontem à redacção do DN. O recluso, em cuecas, estava numa cela imunda, cheia de fezes e comida que se recusaria a limpar, o que motivou a intervenção policial.

O caso remonta a Setembro de 2010. A Associação de Desenvolvimento contra a Exclusão está ao corrente e já o denunciou. O recluso, preso há onze anos, estaria em protesto por não o deixarem trabalhar. Depois desta agressão, entrou em greve de fome.

Nota: Este é um resumo do vídeo original, aparentemente gravado pela polícia, e algumas imagens foram propositadamente desfocadas e alguns sons cortados pelo DN para impedir a identificação dos intervenientes


in DN online, 23-02-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário