quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Juiz britânico aprova extradição de Julian Assange para a Suécia

«Julian Assange terá, assim, que responder às acusações de violência sexual. O fundador do Wikileaks já anunciou que vai recorrer.

 


O fundador do Wikileaks, Julian Assange, vai recorrer da decisão tomada hoje pela justiça britânica de autorizar a extradição para a Suécia, para responder por acusações de crimes sexuais, disse o advogado.

A justiça britânica decidiu hoje que Assange pode ser extraditado para a Suécia. O juiz Howard Riddle considerou que as alegações de violação e abuso sexual feitas por duas mulheres são delitos que justificam a extradição e que o mandado da justiça sueca foi correctamente emitido.

Na decisão, o juiz afirmou que "não há, simplesmente, qualquer razão para pensar que houve um erro" na emissão do mandado. Os advogados de defesa puseram em causa o processo judicial sueco e manifestaram preocupação com o risco de o seu cliente ser entregue aos Estados Unidos, que investigam a possibilidade de responsabilizar criminalmente Assange pela divulgação de informação classificada pelo site Wikileaks.

Os advogados das duas queixosas argumentam que as autoridades suecas fizeram várias tentativas para ouvir Assange sobre as acusações enquanto ele ainda estava na Suécia, mas que o australiano nunca aceitou responder.

O australiano de 39 anos tem desmentido as acusações de agressão sexual e violação.»


in DN online, 24-02-2011


Sem comentários:

Enviar um comentário