quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tribunal confirma libertação sob fiança de Julian Assange

«O tribunal de Londres confirmou a libertação sob fiança de Julian Assange, fundador da WikiLeaks, não aceitando o recurso da Suécia, que pretendia que Assange permanecesse detido. O valor da fiança é de 236 mil euros, a que acrescem o pagamento de mais duas garantias.


- Julian Assange à chegada ao tribunal em Londres -


À chegada ao tribunal, Mark Stephens, advogado de Julian Assange, mostrou esperança de que o seu cliente fosse libertado.

Detido desde 7 de Dezembro a pedido das autoridades suecas que o procuram por agressões sexuais, o australiano de 39 anos obteve a liberdade condicional após a decisão de terça-feira de um tribunal londrino de primeira instância de o libertar sob caução.

As autoridades suecas contestaram a decisão e o recurso foi apreciado pelo Tribunal Superior de Londres, que indeferiu o recurso.

Julian Assange deverá ser alvo de condições muito restritas: deverá usar pulseira electrónica e ficar numa propriedade, colocada à sua disposição por um dos seus apoiantes, a cerca de 200 quilómetros de Londres.

O fundador do Wikileaks deve também pagar - em dinheiro - uma caução de 200 mil libras, além de duas garantias de 20 mil cada uma, ou seja, um total de 240 mil libras (283 mil euros).

A colecta desta soma é complicada devido ao bloqueio de transferências para o site Wikileaks pelas empresas de cartões de crédito norte-americanas Visa e MasterCard, bem como pela sociedade de pagamentos PayPal.

Várias celebridades prometeram ajudar no pagamento da caução, incluindo os realizadores norte-americano Michael Moore e britânico Ken Loach.

O julgamento sobre o processo de extradição será marcado a 11 de Janeiro, disse fonte judiciária.»



in JN online, 16-12-2010
 

Sem comentários:

Enviar um comentário