terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tribunal de Viseu: David Saldanha condenado a 18 anos de prisão por matar namorada e simular "carjacking"

«O Tribunal de Viseu condenou a 18 anos de cadeia o jovem acusado de matar a namorada. David Saldanha foi considerado culpado de "homicídio qualificado" de Joana Fulgêncio.


- Imagem do carro em que foi encontrado o corpo de Joana Fulgêncio -


David Saldanha, de 22 anos, simulou um "carjacking" e enviou uma mensagem à mãe da namorada. Joana Fulgêncio, de 20 anos, viria a ser encontrada morta no fundo de uma ravina, na barragem de Fagilde (http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viseu&Concelho=Mangualde&Option=Interior&content_id=1423742).

O rapaz, de 22 anos, era acusado de ter matado a namorada à marretada e de ter lançado o carro com o corpo de Joana Fulgêncio por uma ravina da barragem de Fagilde. Antes, havia simulado um "carjacking" seguido de rapto.

Familiares da namorada contaram ao JN que David tinha enviado na véspera, por volta das 19 horas, uma SMS à mãe de Joana a relatar que ela tinha sido sequestrada.

Só se soube algo mais várias horas depois, quando David se dirigiu a um bar das imediações da barragem a pedir socorro. Passava das duas da manhã, estava transtornado, descalço, vestia uma t-shirt e apresentava algumas escoriações. Queixava-se de ter sido obrigado a ingerir uma bebida estranha. Tinha no bolso 240 euros.

Durante o julgamento, uma avaliação psicológica do Instituto de Medicina Legal de Lisboa concluiu que o jovem tinha uma "personalidade psicopática com traços explosivos". Em tribunal, David Saldanha confessou o crime: "Explodi de ciúme e dei-lhe com a marreta na cabeça" ( http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1654076 )


Os pais do jovem, Conceição e Álvaro Saldanha, reconheceram que o arguido era um "menino mimado" e que bastava ser privado do acesso à Internet, de sair à noite ou de ter um outro computador, para destruir. Às vezes pedia desculpa. "Um dia escreveu nos móveis da cozinha com uma faca: mãe+pai-David=felicidade", lembrou a mãe, comovida, numa das sessões do julgamento (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1656555). »


in JN online, 23-11-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário