sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Caso Rosalina Ribeiro: Polícia procura Gisele que Duarte Lima diz conhecer directamente no Brasil

«Diligências prosseguem no terreno, enquanto se espera respostas às 193 perguntas.




As autoridades brasileiras iniciaram novas diligências para tentar encontrar a mulher-mistério com quem Duarte Lima terá deixado Rosalina Ribeiro - antiga companheira do milionário Tomé Feteira - no dia da sua morte. Desta vez a investigação teve por base o site pessoal do advogado.

Na página online de Duarte Lima, as autoridades cariocas encontraram uma lista de pessoas de várias nacionalidades com leucemia, que o advogado diz conhecer directamente. Entre os doentes do Brasil há referência a uma Gisele, cujo paradeiro a polícia está já a investigar. Tudo, porque este é o nome da pessoa com quem Duarte Lima disse, no fax enviado pelo próprio à 9.ª Delegacia do Rio de Janeiro, ter deixado Rosalina.

"Se Duarte Lima conhece directamente uma Gisele no Brasil, obviamente que é importante para a investigação que nós saibamos quem ela é", explicou fonte da polícia carioca.

Durante o dia de ontem, o DN tentou contactar, sem sucesso, Duarte Lima e o seu advogado, Germano Marques da Silva.

No site A Linha do Horizonte I, da autoria de Duarte Lima, pode ler-se, num texto publicado no dia 30 de Outubro de 2009 com o título "Anjos de rosto humano", o seguinte: "Patrícia, Marta, Teresa, Matias, Nuno Gonçalo, Álvaro (Portugal). Aline, Gisele, Bárbara, Cláudio, Rodrigo (Brasil). (...) Estes são os nomes de jovens e crianças com leucemia que conheço directamente."

Mas, apesar de toda a luta que o advogado português já travou em Portugal contra a doença, a polícia brasileira diz que não deixará nenhuma pedra por voltar.

Em Portugal, o jurista está ligado a várias causas a favor de pessoas com esta doença, sendo inclusive fundador da Associação Portuguesa contra a Leucemia (APCL).

No entanto, segundo fonte da delegacia de homicídios do Rio de Janeiro, isso não é suficiente para deixar esta pista por investigar. "Já foram feitas algumas diligências informais para tentar localizar esta jovem que Duarte Lima diz, no site, conhecer directamente, mas até agora não foram conseguidos nenhuns resultados", disse a mesma fonte, justificando: "Aquilo que pretendemos é somente encontrar a verdade. Para isso temos de investigar em todas as direcções."

Após vários meses de investigação, todas as tentativas de busca desta mulher-mistério revelaram--se inconclusivas, levando já os investigadores a ponderar até a inexistência da mulher loira mencionada pelo advogado da vítima.

Até agora já foram consultadas algumas listas de pessoas que estão à espera de um dador de medula óssea no Brasil, mas "com alguma superficialidade". Nos próximos dias, as autoridades admitem aprofundar estas diligências.

"Já tentámos saber se a associação portuguesa fundada por Duarte Lima tem algum tipo de parceria ou ligação a associações brasileiras, que justificassem o advogado conhecer, de forma directa, estas pessoas brasileiras, nomeadamente a tal Gisele, mas até agora não achámos ligação", acrescentou fonte policial brasileira, esclarecendo que "o mais importante continua a ser as respostas à [carta] rogatória" que já está na posse da Judiciária portuguesa.

A investigação da delegacia de homicídios do Rio de Janeiro já dura há mais de nove meses e até agora não existem provas que levem a quem, no dia 7 de Dezembro de 2009, tirou a vida a Rosalina Ribeiro com dois tiros numa estrada a cem quilómetros do Rio de Janeiro, em Saquarema.

O advogado e ex-deputado português Duarte Lima será inquirido em Lisboa na qualidade de testemunha no processo por ter sido a última pessoa conhecida a ter estado com a vítima com vida e por, segundo a mesma fonte, "se ter recusado a prestar alguns esclarecimentos anteriormente".»


in DN online, 01-10-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário