terça-feira, 14 de setembro de 2010

Violador fugiu da prisão há 14 anos mas foi apanhado depois de participar num programa da TVI

«Homem condenado, por violação e roubo, a 12 anos e nove meses de prisão efectiva em Paços de Ferreira, tinha escapado em 1996. Foi detido na sexta-feira.




O pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol disse que um dia todos teremos direito a 15 minutos de fama. O que ele não disse foi o preço a pagar por esses breves minutos. Para o homem de 45 anos que, na sexta-feira passada, participou como entrevistado no programa da manhã da TVI, Você na TV, a fama custou-lhe a liberdade.

A verdade é que nem sequer deveria estar livre, pois trata-se de alguém que tinha sido condenado por diversos crimes e que, em 1996, fugiu da prisão de Paços de Ferreira. Desde então, as autoridades perderam-lhe o rasto.

Até que, na semana passada, foi detido pela polícia, à saída do estúdio, situado em Carnaxide, Oeiras, onde decorria aquele programa.

Fugido à justiça há 14 anos, o agora detido foi denunciado pela própria irmã, que alertou os produtores do programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Isto porque o fugitivo apresentou-se naquele conhecido talk show com o nome do marido da irmã, sendo que o próprio cunhado também já tinha denunciado o caso à polícia.

Ontem, num comunicado enviado às redacções, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa explicou que o suspeito fugira do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, onde deveria ter cumprido 12 anos e nove meses de prisão efectiva, pelos crimes de violação e roubo. Acabou por ser detido por volta das 15h50, em Carnaxide, à saída do estúdio da estação televisiva, depois de ter sido entrevistado no programa matinal.

Conduzido a Caxias

No mesmo comunicado, a PSP acrescenta que "o suspeito acabou por sair das instalações e entregar-se a uma equipa de investigação criminal que se encontrava no local".

Depois de ter sido identificado, foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Caxias, para cumprir a pena ditada pelo tribunal que o julgou.

Contactado pelo PÚBLICO, o gabinete de Relações Públicas da TVI confirmou o caso, mas recusou adiantar mais informações sobre o sucedido. Ao que o PÚBLICO apurou, o homem terá cumprido cerca de um terço da pena, tendo aproveitado o facto de, em 1996, usufruir de saídas precárias para escapar.

Alegadamente, o homem ainda terá, a dada altura, fugido para Espanha, onde terá vivido nos últimos anos.»

Texto in Público online, 14-9-2010

Imagem com os apresentadores da TVI in CM online, 14-9-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário