sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Padre luso-brasileiro detido com 53 mil euros no aeroporto do Rio de Janeiro

«O admnistrador da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o padre luso-brasileiro Abílio Ferreira da Nova, 77 anos, foi preso no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, acusado de evasão de divisas, ao tentar deixar o Brasil com 53 mil euros não declarados. As notas estavam disfarçadas em latas de doces, roupas e até nas meias do sacerdote.


- Natural da Póvoa de Varzim, o sacerdote, de 77 anos, imigrou muito jovem para o Brasil -


O religioso, que nasceu na Póvoa do Varzim e foi para o Brasil muito jovem, foi interceptado quando se preparava para embarcar num voo da TAP com destino a Portugal, no passado domingo, mas o caso só ontem foi conhecido. O crime de que é acusado não permite fiança, mas, levando em conta a idade e problemas de saúde do padre, a juíza de instrução permitiu a sua libertação. No entanto, segundo afirmou ao Correio da Manhã um porta-voz da Arquidiocese, o monsenhor Abílio não poderá sair do Brasil. Na justificação que deu às autoridades, o sacerdote afirmou que o dinheiro constitui parte das suas economias e que iria usá-lo para ajudar parentes pobres em Portugal, pedindo desculpa por não ter declarado a quantia.

Abílio Ferreira assumiu o cargo de administrador da Arquidiocese do Rio em Maio do ano passado, sucedendo a Edvino Steckel, afastado por gestão suspeita. Agora, ele próprio deixa o cargo, não tendo ainda sido indicado quem o substituirá.»

in CM online, 10-9-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário