segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Acórdão do processo Casa Pia: Hugo Marçal não colaborou nem mostrou arrependimento



«O acórdão do processo Casa Pia indica que o arguido e advogado Hugo Marçal não demonstrou arrependimento pelos crimes de abusos sexuais a menores e que não colaborou com o tribunal.

"A sua postura em julgamento não foi de todo colaborante, mas antes desculpabilizante", lê-se na sentença, a qual refere que o arguido sempre negou os factos.

Hugo Marçal foi condenado a seis anos e dois meses de prisão efetiva, tendo o coletivo de juízes feito referência à sua "culpa em elevado grau", "especial censurabilidade" e "manifesto aproveitamento da vulnerabilidade" das vítimas.

Vítimas recebidas por Marçal em Elvas

O tribunal considerou Hugo Marçal culpado de ter providenciado uma casa em Elvas, pedida à arguida Gertrudes Nunes, para que aí decorressem abusos, de acordo com o acórdão entregue hoje aos advogados e a que agência Lusa teve acesso.

Os juízes deram como provados os depoimentos de algumas das vítimas, segundo as quais, quando iam para Elvas, para aí serem sujeitas a práticas sexuais por adultos do sexo masculino, ao chegarem à casa, eram recebidos por Hugo Marçal.

Este arguido foi também condenado por três crimes de abuso sexual de menores dependentes e pornografia de menores.»
Texto Lusa, 13-9-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário