quinta-feira, 2 de julho de 2009

Marrocos e Porto Rico tramam ex-conselheiro de Estado Manuel Dias Loureiro

«A ligação de Dias Loureiro a Abdul El Assir, empresário libanês amigo pessoal do ex-conselheiro de Estado, foi-lhe fatal. Sob suspeita está a verdadeira extensão e forma (‘luvas’, comissões, mais-valias) que os dois terão recebido na venda da participação da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) na Redal, empresa de águas de Marrocos, e na operação de compra e venda da Biometrics Imagineering, firma de Porto Rico que deu um prejuízo de 34,2 milhões de euros ao Grupo SLN. Os dois negócios, ambos com a participação do intermediário libanês, estão na base da constituição de Dias Loureiro como arguido no caso BPN. Como os dois negócios envolveram verbas de 57 milhões de dólares, suspeita-se que, apesar dos prejuízos da SLN, tenha havido lucros pessoais.

A relação entre os dois negócios foi confirmada na comissão de inquérito ao BPN, quando Loureiro revelou que 'El Assir tinha um contrato com a SLN de prestação de serviços em todo este negócio [da Redal]' e Oliveira e Costa deixou claro que foi pressionado para aceitar comprar a Biometrics. Com estas revelações, os investigadores do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) avaliam se, no âmbito da venda da Redal aos franceses da Vivendi e da compra e venda da Biometrics, foram pagas comissões ilegais.

Dias Loureiro foi ouvido no DCIAP durante todo o dia de ontem e saiu com termo de identidade e residência. À saída, disse: 'Fui ouvido como arguido relativamente a dois negócios: o da Biometrics e Redal de Marrocos. Pude esclarecer o que quis esclarecer, fui ouvido de manhã e à tarde, redigimos as minhas declarações.' E rematou: 'Vou lutar para dizer que não cometi nenhuma ilegalidade. Pude dizer ao senhor magistrado que só hoje é que percebi alguns contornos, sobretudo do negócio da Biometrics, que me passaram completamente ao lado. Fui confrontado com documentos que nunca tinha conhecido.' E concluiu: 'Há agora uma grande luta pela frente.' »

in CM online, 02-7-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário