sexta-feira, 19 de junho de 2009

Crestuma, Gaia: Idoso espancado ao ver dois assaltantes em casa

«Ao entrar em casa, em Crestuma (Gaia), Eduardo Costa, de 77 anos, deparou com dois assaltantes. Sem hipótese de reagir, foi espancado a murro e pontapé. A agressão obrigou-o a ficar internado no hospital. "Está desfigurado", diz um filho.

O assalto ocorreu entre as 10.30 e as 11 horas de ontem, numa moradia à margem da Estrada da Vessada, em Crestuma. Eduardo Costa, um vendedor reformado, chegou a casa, arrumou o carro e, mal pôs os pés no hall, foi atacado pelos assaltantes, que se terão introduzido na residência por uma janela da casa de banho.

"Ele disse-me que levou logo uma pancada na cabeça e que ainda se agarrou a um deles e andou à luta. Não se lembra de mais nada", revelou, ao JN, Salomão Costa, um dos filhos. Agredido a murro e a pontapé, o septuagenário ficou com mazelas que impressionaram a família. "Do pescoço para cima estava muito maltratado. Tinha um hematoma grande na cara, os olhos inchados e teve de levar pontos na cabeça", acrescentou o filho, dando conta de que o pai ficará internado no Hospital de Santos Silva "durante pelo menos duas noites", para continuar a ser alvo de exames.

Os assaltantes vasculharam a habitação e apoderaram-se de peças em ouro, entre outros objectos de valor, e de algum dinheiro. "Até o relógio de pulso lhe levaram", destacou Salomão Costa.

Depois de a dupla pôr-se em fuga, Eduardo Costa ainda conseguiu ir à rua pedir ajuda a uma prima, que mora nas proximidades. "Estava muito magoado", disse uma vizinha. No interior da residência, ficou um cenário caótico. "Estava tudo remexido e havia muito sangue", afirmou um familiar do reformado.

Na vizinhança não se continha a revolta pela violência que envolveu o roubo. Os moradores suspeitam que a investida tenha sido bem planeada e que os assaltantes tenham "estudado" a casa, onde Eduardo Costa mora com um filho, que na altura estava ausente. A GNR fez rondas na zona para procurar suspeitos.

Ao que o JN apurou, as autoridades estão a investigar outros casos de agressões a idosos em assaltos a habitações ocorridos em freguesias mais interiores de Gaia, como Sandim e Pedroso. »

in JN online, 19-6-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário